My life WITH me....

My life WITH me....

sábado, 25 de abril de 2009

Jewish Remembering Day.....

Sim...se passaram 1 mês da minha chegada...
e tudo tem sido tão rápido....
Agora sim começo a sentir o tempo desacelerar um pouco....
....agora que que os ensaios terminaram....
....agora que os laços se estreitaram e todos parecem mais unidos e formamos um grupo mais homogênio.....
.....agora que os Days Off voltaram...
...e com eles vieram os mergulhos de snorkel, o voley na praia, e as idas aos Pubs noturnos...
Ok, confesso, a vida aqui anda bem boa!!!!
Começo a deixar pra trás todas as mágoas e ressentimentos de um amor não correspondido, de um casamento que fracassou, de uma profissão que não queria mais ter....
....e agora sim começo a ver a pessoa que posso ser....
...posso voltar a dançar nas pontas depois de 10 anos longe delas, começar a sapatear aos 36 anos sem nunca ter tido sucesso antes...
...e posso mais que nunca afirmar que ter 36 anos é a melhor coisa que poderia me acontecer....
......Começo a arranhar um hebraico aqui e ali....
.....tento me comunicar as vezes em pequenas palavras russas....
...e meu inglês se torna melhor a cada dia.
Engraçado como passei a pensar aqui comigo mesma já em inglês!!!!
Os costumes daqui são totalmente diferentes dos nossos....
e o israelense não é muito diferente do brasileiro em vários aspectos.
Fisicamente por exemplo são parecidíssimos...
Também pudera, a mistura é enorme, tal como nós.....
Mas existe neles um orgulho pela própria raça e uma crença nela que nos falta com certeza.
Essa semana tivemos um feriado que foi dedicado às vítimas do Holocausto.....
O que mais me impressiona é como todos tem o maior respeito por este dia.
Na verdade, quase tudo fica fechado, e o que abre, não toca nenhum tipo de música....
Até mesmo os canais de TV saem do ar e exibem uma imagem da bandeira de Israel....
No Jewish Remembering Day, às 10 da manha...todos param o que estiverem fazendo, e abaixam suas cabeças por 1 minuto, ficando de pé...
Tocam uma sirene em toda cidade, aliás por todo Israel, e nesse momento todos oram juntos.
Não consigo imaginar nada parecido com isso no Brasil, não pelo ato de rezar, ou lembrar de algum evento triste da nossa história, mas sim pela falta de "comprometimento" que o povo brasileiro tem com o "coletivo".....
E isso visto daqui, se torna bem mais grave.....
Vejo esse tipo de manifestação na maneira com a qual os homens por exemplo tratam as mulheres.....
Nunca coloquei a mão na carteira pra pagar minha bebida, ou qualquer outra coisa quando estou com algum homem ao me lado, e isso , me refiro a qualquer homem, sejam os amigos do show, seja qualquer um....
...não que eu ache isso um sinal louvável de cavaleirismo, muito menos me sinto confortável nesse tipo de situação, mas o que estou tentando dizer é, que eles aqui assumem determinados papéis:
Se dizem que vão ligar no dia seguinte, eles ligam, se dizem que vão nos encontrar tal hora, em tal local, você pode contar com isso......
Como estive longe desse tipo de atitude "madura e comprometida", por muito tempo, as vezes ainda estranho, mas começo a gostar de verdade da maneira com a qual todos os tipos de relações aqui crescem e evoluem, me fazendo por vezes me espantar com o que tinha no Brasil e em como me adaptei bem à essa terra......
Sim, posso viver aqui por mais algum tempo....
Feliz...Feliz.....

Um comentário:

  1. E assim desejo que este comprometimento antropológico e bailável que tu está a ter por aí, te evolua mais que o impossível...
    pois em nada na sua vida fracassou... e sim iluminou uma nova experiência e te abriu portas que se fecharam por algum tempo.
    E tenho certeza que você poderá sim viver aí por mais algum tempo.... e se eu fosse você.. viveria aí se possível por um longo tempo. Assim quando retornares ao Brasil... talvez as visões das atitudes daqui -- não atitudes -- seriam vistas com um olhar de visitante.
    E assim você não seria surpreendida.
    um bj meu e outro do Pera.
    Te amo minha linda.. e neste momento caem algumas lágrimas de felicidade por tí.
    Mas neste outro saem as gargalhadas por pedir a você, para dar o meu portifólio para algum russo... grego... judeu...americano.... sei lá quem.
    rssssssssssssssssssssssssssss
    E assim viraríamos uns "Firangos Estrangeiros"

    ResponderExcluir